Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Atena Equity Partners concretiza alienação da SIMI após sucesso no Turnaround e Sucessão
2022-09-06

Empresa de serviços de engenharia e montagens industriais de elevada complexidade melhorou a sua rentabilidade após entrada da Atena, diminuindo significativamente o seu endividamento.

SIMI vai agora integrar o Grupo ISPT, permitindo criar um player nacional com competências únicas e reconhecido a nível internacional

A Atena Equity Partners concluiu a alienação da sua participação maioritária na SIMI, juntamente com os seus fundadores, após o sucesso do processo turnaround e da sucessão da gestão da empresa. A venda, agora realizada, vai permitir a criação de um grupo multinacional português de referência com competências diversificadas no sector de serviços de engenharia, manutenção, montagens industriais, instrumentação e construção, com a SIMI a integrar o Grupo ISPT.

Victor Guégués, Sócio Fundador da Atena Equity Partners, afirma: “O nosso investimento na SIMI é um bom exemplo de preservação de know how e criação de valor económico e social. A nossa entrada no capital da empresa permitiu estabilizar as suas operações, devolvendo credibilidade à empresa e normalizando as relações com os stakeholders, potenciando as suas competências, valorizando as suas equipas e preservando um conhecimento único existente em Portugal, que continua a ser criador de vantagens competitivas a nível mundial. Após seis anos do nosso investimento, concretizámos a nossa saída com sucesso. Sinto-me particularmente feliz por termos contribuindo para reafirmar e desenvolver este grupo português, valorizando não só a SIMI, com também as nossas  pessoas e os nossos parceiros”.

Fernando Proença, fundador e até agora acionista da Simi, realça: “Ao longo de 34 anos a SIMI destacou-se pela sua competência técnica, possuindo o mais impressionante track record no sector em Portugal, com obras em todo o mundo. Como empresa exportadora também sofreu com os ciclos económicos, mas a partir de 2015 contou com o suporte e conhecimento da Atena Equity Partners, que foi crucial para chegarmos ao dia de hoje e vermos renascer um grupo português de serviços de engenharia e construção com capacidade internacional reforçada”.

António Ferreira, CEO do Grupo ISPT, destaca: “A SIMI é uma empresa reconhecida a nível mundial pelo seu impressionante track record, pelo que é um privilégio poder contar com as suas pessoas e experiência no seio do grupo ISPT. Juntos vamos continuar a fazer história no sector, explorando oportunidades de prestação de serviços nos mercados internacionais e continuando a apoiar projetos em Portugal”.

A Atena Equity Partners entrou no capital da SIMI no final de 2015, implementando um processo de consolidação financeira e operacional que permitiu à empresa gerar cash flow suficiente para amortizar 15 milhões de euros da sua dívida (80%), apresentando desde aí todos os anos resultados operacionais positivos, mesmo aquando da pandemia.

Em janeiro de 2020 a SIMI iniciou a segunda fase do plano desenhado pela Atena, com implementação da sucessão da gestão, com uma nova equipa executiva liderada por Leonel Sousa e que conta com quadros formados na SIMI e reforçando a Direção Comercial. A este respeito Victor Guégués, afirma: “Desde o início definimos uma estratégia clara, alicerçada em transparência com os stackeholders, competência, resiliência e foco permanente, só sendo possível dada a extraordinária equipa que a SIMI possui”.

Apesar dos impactos da pandemia e da instabilidade económica atual, o Grupo SIMI deverá atingir em 2022 receitas de 22 a 25 milhões de euros (60% exportações) e resultados operacionais positivos. O grupo emprega hoje cerca de 90 colaboradores e gere uma capacidade operacional de mais de 400 operacionais, que intervêm em projetos em 7 países.

O Grupo ISPT integra diversas empresas com raízes na engenharia e manutenção industrial, possuindo uma vasta experiência acumulada de serviço a empresas nacionais e multinacionais, e contribuindo decisivamente para o funcionamento, bom desempenho e segurança de instalações e atividades essenciais. Tendo como principal propósito a adoção de uma perspetiva tecnológica e construtiva para organizar e pôr em prática soluções sustentáveis que geram valor para os clientes e utilizadores, o Grupo ISPT atua nos eixos da Indústria e Energia, Edifícios e Saúde e Residencial. A abordagem do Grupo ISPT é sempre de especialização e rigor, ou seja, uma perspetiva de engenharia nas áreas de manutenção de equipamentos Estáticos e Dinâmicos, serviços de Facility Management, Requalificação de Edifícios, Arquitetura e Construção e representação de marcas de renome em equipamentos. Atualmente, o Grupo ISPT conta com perto de 200 colaboradores internos, para além do recurso a pessoal subcontratado para a execução de tarefas específicas.

A operação contou com a assessoria legal da Franca Pinto & Associados e da Baker Tilly Portugal, do lado da venda, e da Oaklins Portugal, do lado da compra.

Sobre a Atena Equity Partners

A Atena Equity Partners é uma sociedade de capital de risco que investe em empresas portuguesas líderes de mercado que apresentam fortes posições competitivas nos seus sectores. Os seus fundos apostam em situações de investimento onde o seu envolvimento operacional acrescente valor significativo, tais como consolidações sectoriais, sucessões, reestruturações e carve-outs. Fundada por profissionais com forte experiência em fusões e aquisições e em processos de desenvolvimento operacional, a sua equipa trabalha com as equipas de gestão das participadas, apoiando no desenvolvimento de planos de expansão internacional, melhoria operacional e consolidação sectorial.

Os beneficiários últimos dos fundos geridos pela Atena são, para além da sua própria equipa de gestão com uma participação significativa, exclusivamente instituições internacionais europeias e norte-americanas, onde se incluem fundações, universidades, seguradoras e fundos de pensões.

A Atena Equity Partners e os seus fundos sob gestão são autorizados e regulados pela CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

 

Contacto para os media:

BA&N – Communications Consultancy | Diogo Simão | T.213195643 | M. 936528639|E. ds@ban.pt