Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.

Atena Equity Partners viabiliza futuro da Cariano
2021-09-02

• Cariano é empresa de referência no Mercado Ibérico de aluguer de gruas para montagensindustriais e de torres eólicas

• Acordo com os principais credores da empresa permite apresentar plano de desenvolvimento da empresa e salvaguarda postos de trabalho e recursos técnicos

A Atena Equity Partners vai viabilizar o futuro da Cariano, empresa com mais de 40 anos e que é a referência no aluguer de gruas para montagens industriais e de torres eólicas, incluindo serviços de transporte especial no Mercado Ibérico. A gestora de fundos de private equity encontra-se já a trabalhar num plano de reestruturação e investimento a fim de promover a viabilização da Cariano. Este processo de investimento encontra-se coordenado com a equipa de gestão da empresa, apoiando o gestor na continuidade operacional da Cariano e na apresentação de soluções de confiança para os seus clientes.

A Cariano é a principal referência na montagem e na manutenção de torres eólicas em Portugal, tendo uma forte presença e conhecimento dos principais parques eólicos em território nacional. Com o seu conjunto de ativos de qualidade e o know-how diferenciado dos trabalhadores, posiciona-se no mercado como o principal player com expertise nos serviços de lifting no desenvolvimento e manutenção de parques eólicos e grandes infraestruturas como parques industriais, via ferroviária, entre outros.

Victor Guégués, founding partner da Atena Equity Partners, afirma: “A Cariano é uma empresa com uma história extraordinária, com competências e ativos únicos em Portugal, que apresenta um importante potencial de desenvolvimento. Acreditamos muito nas Pessoas e na sua resiliência. Com o sucesso da operação em curso, a Cariano e os seus colaboradores beneficiarão de uma solidez financeira reforçada e, assim, poderão pôr em prática todo o seu potencial”.

A operação vai permitir salvaguardar a totalidade dos postos de trabalhos e os recursos técnicos com os quais a empresa opera. Nos últimos cinco anos, a Cariano apresentou uma faturação anual de cerca de cinco milhões de euros, tendo demonstrado uma forte resiliência, apesar dos desafios encontrados.

A Atena Equity Partners é uma sociedade de capital de risco que investe em empresas portuguesas líderes de mercado que apresentam fortes posições competitivas nos seus sectores. Os seus fundos apostam em situações de investimento onde o seu envolvimento operacional acrescente valor significativo, tais como consolidações sectoriais, sucessões, reestruturações e carve-outs. Fundada por profissionais com forte experiência em fusões e aquisições e em processos de desenvolvimento operacional, a sua equipa trabalha com as equipas de gestão das participadas, apoiando no desenvolvimento de planos de expansão internacional, melhoria operacional e consolidação sectorial.

Os fundos geridos pela sociedade de capital de risco têm como beneficiários últimos, para além da própria equipa de gestão, instituições europeias (não-nacionais) e norte-americanas, onde se incluem fundações, universidades, seguradoras e fundos de pensões.

A Atena Equity Partners e os seus fundos sob gestão são autorizados e regulados pela CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

 

Contacto para os media: BA&N – Communications Consultancy

Diogo Simão | T.213195643 | M. 936528639|E. ds@ban.pt