Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.

Atena Equity Partners concretiza alienação da ASBW após sucesso de processo de revitalização
2020-03-24

  • Empresa metalúrgica foi revitalizada e triplicou vendas entre 2016 e 2020.
  • Aquisição realizada por equipa de gestão e acionistas minoritários.
  • ASBW é hoje a maior empresa ibérica no seu sector de atividade.

A Atena Equity Partners concluiu a alienação da sua participação maioritária na ASBW, após o sucesso do processo de revitalização da empresa do sector metalúrgico. A operação, realizada em Agosto passado e agora liquidada, foi concretizada no âmbito de um management buyout (MBO), que inclui membros da equipa de gestão e acionistas minoritários.

Miguel Lancastre, founding partner da Atena Equity Partners, afirma: “O investimento na ASBW demonstra a nossa capacidade de reestruturar e revitalizar negócios e empresas. Em apenas quatro anos conseguimos transformar os ativos de uma sociedade insolvente numa empresa líder, que é hoje o maior produtor ibérico de lingote e barra de latão. Criámos dezenas de postos de trabalho, fomentámos as exportações e mais do que triplicámos as vendas da empresa. Concretizamos esta alienação com um sentido de dever cumprido, pois conseguimos salvar mais uma empresa e contribuímos para a criação de riqueza em Portugal”.

O investimento principal da Atena Equity Partners na ASBW realizou-se no início de 2016, altura em que esta empresa adquiriu todos os ativos da então insolvente Alberto da Silva Barbosa & Filhos no âmbito de uma venda dos ativos em leilão. Sob a sua gestão, a ASBW concretizou a implementação de rigorosos procedimentos de gestão de risco de oscilação do preço das matérias primas, adotou políticas de gestão de risco de crédito, apoiou o desenvolvimento dos principais clientes portugueses e reforçou as exportações, com destaque para o mercado alemão. Foram ainda realizados investimentos relevantes nas infraestruturas, que colocam a empresa muito bem preparada para uma nova fase de desenvolvimento.

Fruto do trabalho desenvolvido, a ASBW tornou-se numa empresa PME líder, tendo no último ano faturado mais de 34M€, dos quais cerca de metade resultantes de exportações diretas. A empresa conta hoje com cerca de 65 colaboradores e tem capacidade para transformação de 40.000 toneladas, sendo líder ibérica no seu setor de atividade.

Sobre a Atena Equity Partners

Fundada por profissionais com forte experiência em fusões e aquisições e em processos de desenvolvimento operacional, a Atena Equity Partners é uma sociedade de capital de risco que investe em empresas portuguesas líderes de mercado que apresentam fortes posições competitivas nos seus sectores. Os seus fundos apostam em situações de investimento onde o seu envolvimento operacional acrescente valor significativo, tais como consolidações sectoriais, sucessões, reestruturações e carve-outs. A sua equipa trabalha com as equipas de gestão das participadas, apoiando no desenvolvimento de planos de expansão internacional, melhoria operacional e consolidação sectorial.

Os fundos geridos pela sociedade de capital de risco têm como beneficiários últimos, para além da própria equipa de gestão, instituições europeias (não-nacionais) e norte-americanas, onde se incluem fundações, universidades, seguradoras e fundos de pensões. Desta forma não existem conflitos de interesse com Instituições Financeiras nacionais ou Entidades Públicas, estando totalmente a Atena Equity Partners alinhada com as equipas de gestão com quem co-investe.

A Atena Equity Partners e os seus fundos sob gestão são autorizados e regulados pela CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Contacto para os media:
BA&N – Communications Consultancy
Diogo Simão | T. 213 195 643 | M. 936 528 639 | E. ds@ban.pt