Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Atena Equity Partners adquire Plastrofa
2023-05-09

Com vendas superiores a 11 milhões de euros e exportações para mais de uma dezena de países, a Plastrofa é especialista em embalagens de plástico flexível e filmes técnicos, disponibilizando soluções 100% recicláveis.

 A Atena Equity Partners, através do fundo Atena II, adquiriu a totalidade do capital da Plastrofa, empresa portuguesa especialista em fabrico e comercialização de filmes técnicos e embalagens plásticas flexíveis. O investimento da Atena Equity Partners vai permitir à Plastrofa reforçar a sua estratégia da empresa, que prevê o crescimento orgânico, apostando no aprofundamento da relação com os atuais clientes e parceiros, bem como a exploração de oportunidades criadoras de valor, inclusive através de aquisições.

Com vendas superiores a 11 milhões de euros e exportações para mais de uma dezena de países, a Plastrofa emprega 70 colaboradores e é especialista em embalagens de plástico flexível e filmes técnicos, sob a forma de manga, filme, folha e saco. As suas soluções permitem diminuir em 70% o consumo de plásticos face às embalagens convencionais, captando clientes em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha e Bélgica.

A empresa tem uma moderna unidade industrial na Trofa, com uma área de 20 mil metros quadrados, beneficiando de uma equipa altamente especializada e de equipamentos tecnologicamente evoluídos. Com um amplo portfólio de soluções ao nível da embalagem flexível industrial, alimentar, de retalho, agrícola e florestal, a empresa aposta na qualidade e está comprometida com métodos de fabrico responsáveis e sustentáveis a longo prazo, para salvaguarda da sociedade e do meio ambiente. Atualmente, 100% dos produtos produzidos são recicláveis e através da utilização de tecnologia de última geração consegue incorporar até 60% de material reciclado na sua produção, fomentando a economia circular.

Miguel Lancastre, founding partner da Atena Equity Partners, afirma: A Plastrofa é uma empresa de vanguarda no sector das embalagens de plástico flexíveis e filmes técnicos, sendo reconhecida em Portugal, mas também a nível internacional. A sua especialização e foco no cliente, com uma oferta distintiva e competitiva, permitiu à empresa alcançar uma base sustentável para fomentar o seu crescimento futuro, o qual pretendemos potenciar. O nosso objetivo é continuar a desenvolver a empresa, explorando oportunidades de crescimento orgânico, mas também por aquisições”.

A Plastrofa é o sétimo investimento do Fundo Atena II que, desde 2021, já concretizou, entre outras operações, as aquisições do Hospital Soerad e do Hospital Particular de Almada, unidades hospitalares de referência na região da Grande Lisboa, respetivamente na região oeste e na margem sul, da farmacêutica nacional Sidefarma e da empresa têxtil de acabamentos de luxo Quinta & Santos – Score.

A Atena Equity Partners é uma sociedade de capital de risco que investe em empresas portuguesas líderes de mercado que apresentam fortes posições competitivas nos seus sectores. Os seus fundos apostam em situações de investimento onde o seu envolvimento operacional acrescente valor significativo, tais como consolidações sectoriais, sucessões, reestruturações e carve-outs. A aquisição da Plastrofa enquadra-se no âmbito da temática da sucessão empresarial, tendo os acionistas reconhecido o valor acrescentado da opção pela alienação da empresa à Atena Equity Partners.

A Atena Equity Partners foi assessorada na aquisição da Plastrofa pela GLX<M e Associados, tendo o vendedor sido assessorado pela VRA.

A Atena Equity Partners foi fundada por profissionais com forte experiência em fusões e aquisições e em processos de desenvolvimento operacional, trabalhando ativamente com as equipas de gestão das participadas no desenvolvimento de planos de expansão internacional, melhoria operacional e consolidação sectorial. Os fundos geridos pela sociedade de capital de risco têm como beneficiários últimos, para além da própria equipa de gestão, instituições europeias (não-nacionais) e norte-americanas, onde se incluem fundações, universidades, seguradoras e fundos de pensões.

A Atena Equity Partners e os seus fundos sob gestão são autorizados e regulados pela CMVM - Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Contacto para os media:

BA&N – Communications Consultancy | Diogo Simão | T.213195643 | M. 936528639|E. ds@ban.pt